Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal: o que dizem os educadores

Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA), ISPA - Instituto Universitário
Martins, Margarida Alves Albuquerque, Ana Almeida, Tiago Silva, Ana Cristina Salvador, Liliana Rato, Leonor Moreira

A organização de um ambiente pedagógico onde as crianças possam utilizar a riqueza comunicativa da linguagem escrita nas suas diversas modalidades, é fundamental para diminuir as desigualdades sociais e para que todas as crianças possam aceder com sucesso à escrita e à leitura no 1º ciclo. É neste contexto que se torna importante  monitorizar as práticas desenvolvidas nos jardins-de-infância e refletir acerca da sua regularidade e intencionalidade. O objetivo deste estudo, visa perceber de que forma os educadores organizam e gerem o ambiente educativo e a rotina diária, de que forma trabalham a linguagem e a consciência linguística, como são contadas e lidas histórias e quais as estratégias que são usadas para ajudar a ler e a escrever.


 

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